SEJA BEM-VINDO.

Entre e fique a vontade...

domingo, 11 de abril de 2010

As sete maravilhas do mundo antigo x as sete maravilhas do mundo moderno.

Nada pra fazer resolvi postar um assunto que sempre me interessou muito... As sete maravilhas; O mundo, assim como o homem, é uma forma mutável, está em constante alteração de seu estado físico, mental e espiritual.
A ação humana no mundo trás muitas consequências catastróficas, mais algumas maravilhas também, é o caso das sete maravilhas...
Existem diferentes maravilhas para determinadas épocas da vivência do homem na terra, assim subdividiram as maravilhas em diversas partes, no meu ponto de vistas as mais interessantes são essas:

Maravilhas do mundo antigo:

Essa é uma famosa lista que aparentemente teve sua origem atribuída a um poema de um grego, chamado Antípatro de Sídon (que nunca tive oportunidade de ler).

Desta lista a única Maravilha que ainda persiste na terra são:

As pirâmide de Quéops,
Não, não são as pirâmides de Gizé, sim são as de Quéops, construídas a mais de 4.500 anos atrás, tem 147 metros de altura e foi construída para tumba real do Faraó Khufu.
Marco importante pra quem quer conhecer o mundo todo, não deixem de vê-las, do jeito que as coisas estão já, já o deserto vira mar ai perdeu-se tudo...rs

Depois das Pirâmides vem a mais controversa de todas as sete maravilhas os:

Jardins Suspensos da Babilônia,
Uma das menos conhecidas, visto que não há indícios científicos de que realmente existiram, somente há poucos relatos e um poço que foi construído, possivelmente, para bombear água para os Jardins.
Os Jardins, na verdade, eram seis montanhas artificiais, feitas de tijolos de barro cozido, com terraços superpostos onde foram plantadas árvores e flores. Calcula-se que estivessem apoiados em colunas cuja altura variava de 25 a 100 metros. Para chegar aos terraços subia-se por uma escada de mármore, entre folhagens haviam mesas e fontes. Os jardins ficavam próximos ao palácio do rei Nabucodonosor II (não é Matrix...rs), que os teria mandado construir em homenagem a mulher, Amitis, saudosa das montanhas do lugar onde nascera... o que não faz o poder feminino...

Conhecidos os dois primeiros vem a mitologia grega:

A Estátua de Zeus no Olímpia,
Essa estátua foi construida no século V antes de cristo, com doze metros de altura, feita em ouro e marfim, todinha decorada por pedras preciosas e esmeraldas.
Após 800 anos de sua construção foi levada a Istambul (antiga Constantinopla), onde acredita-se que foi destruida por um terremoto, talvez a força da natureza não tenha gostado da beleza da estátua (apesar de que a cobiça humana também é uma natureza ...).

Um pouco mais de mitologia:

Templo de Ártemis em Êfeso,
O Templo, foi construido para a deusa grega da caça e protetora dos animais selvagens, foi o maior templo do mundo antigo. Localizado em Éfeso, atual Turquia, o templo foi construído em 550 a.C. pelo arquiteto cretense Quersifrão e por seu filho, Metagenes.
Após concluído virou atração turística com visitantes de diversos lugares entregando oferendas; Foi destruído em 356 a.C. por Heróstrato, que acreditava que destruindo o templo de Ártemis teria seu nome espalhado por todo o mundo. Sabendo disso, os habitantes da cidade não revelaram seu nome, só conhecido graças ao historiador Strabo. Alexandre o grande ofereceu-se para restaurar o templo, mas ele começou a ser reconstruído só em 323 a.C., ano da morte do macedônio.
Mesmo assim, em 262 d.C., ele foi novamente destruído, desta vez por um ataque dos godos.
Com a conversão dos cidadãos da região e do mundo ao cristianismo, o templo foi perdendo importância e veio abaixo em 401 d.C; e hoje existe apenas um pilar da construção original em suas ruínas.
O que realmente é uma pena, acredito que um templo deveria ser reconstruido e denominado patrimônio da humanidade... mentirinha gente, poderiamos construir outras coisas no local, talvez moradias populares, quem sabe...rs

Depois de templos e Estátuas para os deuses, voltamos aos túmulos:

O Mausoléu de Halicarnasso,
O mausoléu de Halicarnasso foi o suntuoso túmulo que a rainha Artemísia II de Cária mandou construir sobre os restos mortais de seu irmão e marido, o rei Mausolo, em 353 a.C.. Foi construído por dois arquitetos gregos — Sátiro e Pítis — e por quatro escultores gregos — Briáxis, Escopas, Leocarés e Timóteo.Hoje, os fragmentos desse monumento são encontrados no Museu Britânico, em Londres, e em Bodrum, na Turquia. A palavra mausoléu é derivada de Mausolo... grande coisa né quer saber o que é mausolo?... pega o dicionário deixa de ser mole...rs

Finalmente chegaram os meus favoritos:

O Colosso de Rodes,
O Colosso de Rodes era uma gigantesca estátua do deus grego Hélios colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Ela foi finalizada em 280 a.C. pelo escultor Carés de Lindos, tendo 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze, de modo que qualquer barco que adentrasse a ilha passaria entre suas pernas, que possuía um pé em cada margem do canal que levava ao porto.
Na sua mão direita havia um farol que guiava as embarcações à noite.
Era uma estátua tão imponente que um homem de estatura normal não conseguia abraçar o seu polegar.
Foi construída para comemorar a retirada das tropas macedônias (Alexandre..) que tentavam conquistar a ilha, e o material utilizado para sua confecção foram armas abandonadas pelos macedônios no lugar.
Apesar de imponente, ficou em pé durante apenas 55 anos, sendo abalada por um terremoto que a jogou no fundo da baía.
Ptomoleu III se ofereceu para reconstruí-la, mas os habitantes da ilha recusaram por achar que haviam ofendido Hélios.
E no fundo do mar ainda era tão impressionante que muitos viajaram para vê-la lá em baixo, onde foi esquecida até a chegada dos árabes, que a venderam como sucata.
Bronze e a ambição do homem... Essa Maravilha é utilizada muito em jogos e no cinema..

Por fim e não menos importante, considerando também que é uma de minhas preferidas:

O Farol de Alexandre (Alexandria),
O Farol de Alexandria foi construído a mando de Ptolomeu no ano 280 a.C. pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido. Era uma torre de mármore situada na ilha de Faros (por isso, "farol"), próxima ao porto de Alexandria, Egito, no alto da qual ardia uma chama que, através de espelhos, iluminava até 50 km de distância, daí a grande fama e imponência daquele farol. À exceção das pirâmides de Queops, foi a que mais tempo durou entre as outras maravilhas do mundo, sendo destruída por um terremoto em 1375. Suas ruínas foram encontradas em 1994 por mergulhadores, o que depois foi confirmado por imagens de satélite.

Recentemente houve uma votação na Internet e por sms, onde nós pessoas do mundo moderno, votamos nas maravilhas do mundo moderno (lógico né?), cuja qual não necessita de apresentação e muito menos de explicação, são elas:

As Maravilhas do mundo moderno:

Muralha da China,
Petra,
Brasileiricissisimo Cristo Redentor,
Machu Picchu,
Chichen Itza,
Coliseu,
Taj Mahal.

Em um próximo Post, colocarei mais detalhes das maravilhas modernas, no entanto, entre o mundo antigo e o moderno, temos que reconhecer que as maravilhas são impressionantes e que o homem, mesmo com todas as contradições realizou algo imensamente expressivo no tempo...não é mesmo?

Um comentário:

  1. Adorei esse site,encontrei ele graças a uma imagem que fui ver.
    Meu nome é Roselaine tenho 17 anos e estou cursando o 3° ano do ensino médio,sou estagiaria de um arquiteto da cidade onde moro que se localiza em São Sebastião do Paraíso Mg,Pretendo especializar no curso superior em arquitetura.
    Pois é disso que sempre gostei,e sempre busquei compreender mais esse magnífico mundo de linhas retas e ângulos.
    Obrigado pela postagem e pelo prazer de poder aprender um pouco mais.

    ResponderExcluir